Você costuma fazer muitos planos antes de executar suas tarefas? Ou gosta de envolver a equipe com frequência? Como você lida com prazos? Procura cumpri-los à risca e entregar com rapidez ou prefere ter bastante tempo para planejar e idealizar um projeto? Todas essas perguntas podem indicar qual é o tipo de perfil comportamental que você possui no trabalho. Esses perfis são baseados em um teste desenvolvido pelo pesquisador Ned Herrmann, autor dos livros “The Whole Brain Business Book”e “The Creative Brain”. Segundo José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), são quatro os perfis comportamentais:

Águia

Esse é o perfil das pessoas idealizadoras e criativas. São aqueles que costumam provocar mudanças radicais e antecipar-se a problemas. Dentre os pontos que precisam ser melhorados estão a falta de atenção, além da impaciência e rebeldia.

Gato

As pessoas com esse perfil caracterizam-se por manter uma comunicação harmoniosa e aberta. Elas ajudam a desenvolver e manter a cultura da organização. Entretanto, há alguns pontos que precisam ser melhorados, como a tendência a esconder conflitos, o fato de colocar a felicidade acima dos resultados e a manipulação através dos sentimentos.

Lobo

Corresponde ao perfil das pessoas organizadas. Gosta de trabalhar com regras e responsabilidade e tem consistência e qualidade em suas atividades. Além disso, costuma ser leal. Entretanto, há algumas questões a serem melhoradas, como a dificuldade em lidar com mudanças, burocracia e o fato de ser detalhista e sistematizado.

Tubarão

Os profissionais com esse perfil gostam de colocar os projetos em prática. Eles evitam burocracias, são práticos e motivados por resultados. Por outro lado, muitas vezes acabam realizando as atividades da maneira mais fácil e pode ter dificuldades de relacionamento. O presidente do IBC exemplifica esses perfis através de algumas pessoas famosas. “Quando tratamos de grandes personalidades, avaliamos o que aparenta para o público. Entretanto, para se definir o perfil comportamental, é preciso fazer uma análise mais aprofundada. Nesse sentido, podemos dizer que a Hebe Camargo tinha o perfil gato, Usain Bolt é tubarão, Willian Bonner pode ser caracterizado como lobo e Matheus Solano, como águia”, aponta. Saber sobre o seu próprio perfil e o de pessoas da equipe de trabalho pode ser bastante benéfico. “Conhecer nosso perfil comportamental nos ajuda na escolha da profissão, a identificar a melhor área de atuação, na procura pelo perfil de empresa que nos daríamos melhor e, ainda, em nosso desempenho profissional.Já conhecer o perfil de cada colaborador proporciona a empresa a trabalhar melhor a organização das funções, bem como a delegação de tarefas”, pontua Marques.

Formação de equipes

Ter conhecimento sobre as características necessárias para uma determinada vaga pode ser importante. “O capital humano das organizações passou a ser altamente valorizado, no qual o potencial de desenvolvimento e motivação do profissional também é levado em conta. Esse teste de perfil comportamental, assim como ferramentas de assessment, podem sim direcionar melhor o recrutador quanto à contratação e até recolocação do profissional dentro da organização”, afirma Marques. De qualquer forma, o presidente do IBC lembra que a maioria das pessoas temmais de um perfil. “Na verdade, a maioria das pessoas têm os quatro, uns em maior e outros em menor proporção. Por isso, é importante não julgar ou tomar decisões precipitadas quanto ao perfil de uma pessoa. Além disso, os pontos de melhoria podem ser trabalhados de maneira positiva, e cooperar com os resultados da organização”, explica. Marques também destaca a importância de trabalhar com perfis variados em um grupo de trabalho. “É preciso ter diversos perfis na equipe para que possam criar um ambiente equilibrado onde todos se completam. No geral, águias são profissionais que oferecem maior criatividade e inovação para o ambiente, o gato é o que une e mantém a equipe comunicativa e engajada, o lobo é o que conserva tudo organizado seguindo as regras da empresa, e o tubarão é focado em resultados”, conclui. Conheça seu perfil comportamental, faça o teste aqui.




Veja também

5 sites para encontrar histórias incríveis de viagem

Viagens curtas de carro são opção durante a pandemia

Reserva online