A transformação do mundo corporativo em um cenário cada vez mais competitivo gera pressões sob os planos e metas das empresas. Por isso, a característica mais essencial que um colaborador deve desenvolver é a inteligência emocional – que nada mais é do que a capacidade de lidar e administrar emoções. Para a psicóloga Andreza Rozeda, é muito difícil sobreviver no mundo corporativo sem desenvolver essa habilidade. “Quem não tem essa característica, acaba perdendo o controle ou não conseguindo se adaptar ao ambiente empresarial”, explica. Conheça algumas habilidades que você pode desenvolver em si mesmo para ter inteligência emocional.

Autopercepção

Para conseguir desenvolver essa capacidade, a psicóloga afirma que é preciso ter consciência das suas atitudes e como isso pode ser percebido pelas outras pessoas. “Nesta habilidade, entra a capacidade de ouvir feedbacks e receber críticas de forma adequada”, explica.

Empatia 

Perceber e se importar com as outras pessoas é muito importante para desenvolver a inteligência emocional. A percepção de como o outro está, saber lidar com a emoção do colega também é bastante importante, conforme explica Andreza. “Atos simples como chamar as pessoas pelo nome já gera uma grande diferença”, afirma.

Autogestão

Essa habilidade é uma velha conhecida. O famoso momento de contar até dez e o de pensar antes de falar são atitudes essenciais para quem quer desenvolver Inteligência emocional. “E preciso ser firme e controlar as impulsos”, comenta.

Relacionamento

 Para se relacionar com os colegas de empresa e chefes de forma efetiva é preciso ter respeito – não apenas no sentido de educação, mas de se importar com as necessidades e sentimentos das pessoas. “É o simples fato de realmente ouvir o que a pessoa está falando, por exemplo”, diz a psicóloga.

Comunicação 

Nenhuma dessas habilidades será bem aproveitada se não estiver unida à comunicação. Falar de forma clara e precisa é extremamente necessário para que a mensagem chegue adequadamente ao funcionário ou colega de empresa. “A boa comunicação ajuda na construção de boas relações e da inteligência emocional”, completa.

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