Modalidade de trabalho, que foi uma medida de urgência durante a pandemia, acabou se mostrando bastante proveitosa

O home office se tornou, do dia para a noite, praticamente uma regra em empresas de todo o mundo. A pandemia forçou o isolamento social e, para manter os trabalhadores afastados um dos outros, várias empresas tiveram que recorrer ao trabalho remoto. Inicialmente, a expectativa do mercado era que isso afetasse a produtividade e prejudicasse ainda mais os negócios.

Alguns meses depois do início da pandemia, os resultados se mostraram surpreendentes, mostrando que essa suposta perda de produtividade era nada mais do que um mito.

Uma pesquisa feita em conjunto pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP) três meses após o início do isolamento social mostrou que 70% dos executivos de média e alta gestão entrevistados se declarou favorável à continuação do regime de home office mesmo depois do fim do isolamento social.

Muitos deles eram contrários ao trabalho remoto, mas se surpreenderam com os resultados desse tipo de abordagem. O presidente da Trevisan Escola de Negócios, VanDyck Silveira, é um deles. 

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o executivo, antigo crítico do modelo, se diz agora muito favorável. “O home office nunca funcionou e o que via era que os executivos usavam o dia de trabalho em casa para fazer outras coisas. Agora, nesses três meses, minha percepção mudou e sou agora um cristão-novo do home office. Nunca tivemos tantas entregas quanto agora”, confirma.

Praticamente a mesma quantidade de entrevistados, 71%, afirmou ainda que têm a sensação de que a produtividade durante esse período de home office manteve-se igual ou tornou-se ainda superior ao que era antes. A pesquisa ouviu 1566 pessoas, sendo 42% delas executivos de alta gestão.




Veja também

Fim de semana em Curitiba: 5 dicas para curtir a cidade

Vai para a Serra Gaúcha? Conheça o Deville Prime Porto Alegre 

Reserva online