Perdeu o prazo de entrega de uma tarefa? Esqueceu que teria uma reunião importante naquele dia? Precisou estender a jornada de trabalho dentro do escritório por causa da demanda? Se essas situações são comuns no seu dia a dia, é possível que você tenha problemas no gerenciamento de tempo, um problema comum enfrentado por muitos profissionais. Adotar jornadas diárias de trabalho de 14 ou 16 horas para tentar dar conta de tudo só vai resultar em mais cansaço, estresse, desorganização, bloqueio criativo, queda de produtividade e problemas na vida pessoal. Sendo assim, estabelecer técnicas de gerenciamento de tempo é fundamental para aqueles que almejam otimizar a rotina de trabalho e aumentar a produtividade. Confira a seguir 8 dicas infalíveis:

Planeje seus dias com antecedência

O planejamento é a base para o sucesso de qualquer ação. Tenha o hábito de realizar um planejamento para os próximos dias. Para isso, você pode criar uma lista de tarefas no caderno, computador ou até mesmo em aplicativos para celular. Outra dica é classificar as atividades como prioritárias e secundárias, pois mesmo que você tenha várias tarefas pendentes, saberá o que é mais importante para ser feito naquele momento.

Cuide dos seus prazos

Tarefas tem prazo para serem concluídas e entregues. Portanto, registre seus prazos de entrega. Só assim você poderá organizar o tempo disponível para executá-las, o que reduz a correria e estresse. A agenda é uma ferramenta eficiente para controlar e monitorar todas as atividades do seu cotidiano, como ligações a serem feitas, reuniões e compromissos externos. Agenda para o gerenciamento de tempo

Organize seu ambiente de trabalho

Seja na mesa de trabalho ou no computador, mantenha seus materiais devidamente organizados e fáceis de serem localizados a qualquer momento. Isso evita que você perca tempo procurando um documento específico quando precisar consultá-lo.

Aprenda a dizer não

Aprenda a dizer não ou negociar o tempo de entrega com a empresa quando houver excesso de tarefas. Caso contrário, você será obrigado a executar as tarefas com pressa e isso aumentará as chances de entregar um trabalho com pouca qualidade.

Não desperdice muito tempo com emails

Estabeleça momentos específicos do dia para checar e responder mensagens de email como, por exemplo, início da manhã e final da tarde. E na hora de respondê-los, tente ser o mais curto e breve possível.

Evite distrações

Gerenciamento de tempo - Redes Sociais Redes sociais como Facebook e WhatsApp são verdadeiras ‘vilãs do tempo’, pois as pessoas são facilmente distraídas com frequência por elas. Aquela famosa espiadinha de 2 minutos acaba por tomar 30 minutos do seu tempo sem você perceber. Portanto, evite acessá-las durante o horário de trabalho.

Reduza o número de reuniões e seja objetivo

Reuniões tomam tempo e tiram o foco dos colaboradores. Portanto, faça reuniões somente em casos de real necessidade. Determine previamente os pontos a serem discutidos e um prazo de término da reunião para resolver assuntos de forma ágil e eficaz.

Realize intervalos

É preciso ter disposição para realizar as tarefas ao longo do dia. Intervalos rápidos a cada duas ou três horas são necessários para desocupar a mente e descansar. Essa simples atitude proporciona uma jornada de trabalho mais tranquila e produtiva. Como fazer gerenciamento de tempo - Blog Deville Aplique essas técnicas de gerenciamento de tempo em sua rotina e você perceberá que nada é impossível quando existe organização e foco!




Veja também

Como escrever um e-mail corporativo?

5 ótimos passeios bate e volta saindo de Curitiba

Reserva online