Se você está acostumado com estilo de reunião que fazemos no Brasil, saiba que em outros países a cultura é bem diferente.

Cada país ou região possui seus hábitos culturais, que vão muito além de pratos típicos, música e religião, e chega até o campo profissional. Aqui no Brasil, é muito comum que antes das reuniões os participantes conversem sobre outros assuntos, tratem daquele momento como algo descontraído, além do lado profissional, por exemplo. Entretanto, as regras de etiqueta para uma reunião em outro país são bem diferentes.

Conheça algumas diferenças culturais

Rússia

Nas reuniões aqui no Brasil, é muito comum sorrimos por qualquer motivo, mesmo que seja apenas por educação. Na Rússia, isso é visto como sinal de falsidade, algo que pode estragar facilmente seu negócio. Por isso, atente-se a esse ponto e evite muito contato – eles preferem aquele aperto de mão forte a um abraço ou um beijo, tidos como íntimos demais. Cuidado com o vocabulário: é preciso tratar os parceiros de negócio pelo sobrenome e ir direto ao ponto nas reuniões. Não se esqueça da vestimenta sempre formal.

Espanha

Da mesma forma que os russos, os espanhóis preferem apertos de mão fortes e roupas mais formais. Por outro lado, são menos diretos, costumam entrar em outros assuntos no meio da reunião de maneira natural. Porém, tenha cuidado: essa mudança de assunto precisa ser algo natural. Por isso, não tente forçar uma situação e nem exagerar quando esse momento acontecer.

Japão

Sabe aquela mania que todo brasileiro tem de interromper o outro quando ele está falando? Pois é, nas reuniões no Japão isso é inaceitável, além de ser considerado um desrespeito pela cultura do país. Tome cuidado com os cumprimentos. Eles devem ser apertos de mão leves nos homens e nas mulheres – sem beijinho no rosto, ok? Não se esqueça da vestimenta sempre formal e mantenha uma linha de conversa sempre coerente, sem fugir dos assuntos.

Canadá

Assim como no Japão, os canadenses detestam que ocorra algum tipo de interrupção quando outra pessoa está falando. Por isso, tome cuidado com essa mania, caso você a tenha. Além disso, antes da reunião, não é comum conversar sobre outros assuntos. Se você estiver em uma reunião no Canadá, procure uma vestimenta formal, sempre! Não se esqueça que lá eles chamam os participantes da reunião pelo primeiro nome. De fato, as culturas no momento de uma reunião de negócios variam muito de país para país. Por isso, se você está prestes a ter um encontro em um território onde você não sabe as regras de etiqueta, a principal dica é tentar ser o mais profissional possível e entender aos poucos, durante a reunião, como tudo isso funciona no país em questão.




Veja também

Como escrever um e-mail corporativo?

5 ótimos passeios bate e volta saindo de Curitiba

Reserva online