Estamos sempre em busca dos melhores resultados no trabalho e, por isso, é preciso atenção à produtividade. Confira algumas dicas

Todos nós temos muitas coisas para fazer no trabalho, mas dificilmente conseguimos realizar tudo o que havíamos planejado ou que precisava ser feito. Isso acontece por muitas razões, inclusive por culpa nossa, que perdemos tempo com coisas pouco produtivas ou trabalhando em demandas nem tanto essenciais quanto as demais. Para melhorar esse quadro, separamos alguns tópicos que são interessantes de se prestar atenção.

Como melhorar a produtividade?

Organize suas demandas

Como temos sempre muitas atividades para realizar, acabamos perdendo tempo com algumas nem tão importantes e deixando as mais necessárias de lado. Diminuir a quantidade de tarefas da sua lista, listando apenas as mais importantes, diminuem suas chances de se perder no meio do caminho e cumprir poucas tarefas. Priorizar de três a cinco atividades da sua lista de afazeres diárias e focar as energias nelas pode aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho entregue.

Otimize seu tempo

Após realizar uma lista de prioridades para aquela semana, é muito importante realizá-las dentro do prazo, pois você já se organizou para cumpri-las em ordem de importância. Agora é o momento de trabalhar em cima do seu tempo. Desafia-se! Coloque, por exemplo, o horário do meio-dia para entregar metade da demanda e até o fim do expediente para completar todas as tarefas revisadas e concluídas.

Trabalhe em equipe

Não tente fazer tudo sozinho, a não ser que isso seja apenas a sua responsabilidade! Caso contrário, delegue tarefas a seus colaboradores e coloque responsabilidade nisso. Organizando dessa maneira, você consegue dar mais atenção às demandas importantes e ainda trabalha a produção coletiva do local de trabalho, algo essencial para a produtividade geral.

Permita-se uma pausa

Não adianta tentar fazer todas as demandas de uma vez e não ser produtivo, entregando um trabalho mal feito. Se você não está conseguindo focar-se no trabalho, dê uma pausa no seu dia, de pelo menos cinco minutos. Fazendo isso, você distrai sua mente um pouco e consegue expandir seus horizontes no momento em que for realizar as demandas novamente. Sair da rotina por um instante é excelente para aumentar a produtividade no trabalho.

Cuidado com as distrações

Hoje em dia, nosso trabalho depende quase que totalmente da internet, certo? É por isso que temos como costume deixar nossas redes sociais abertas e sempre checar a cada notificação. Você pode melhorar a sua produtividade ficando longe de distrações. Desconectar-se um pouco do mundo virtual pode ajudar muito nas realizações de suas tarefas, pois você irá focar sua atenção totalmente em terminar as demandas necessárias. Com essas dicas, você certamente poderá aumentar sua produtividade no trabalho. É preciso muito foco e determinação para que seu dia possa render da maneira como pode ser se você prestar atenção nesses detalhes.




Veja também

Como escrever um e-mail corporativo?

5 ótimos passeios bate e volta saindo de Curitiba

Reserva online