A rotina de trabalho para muitos executivos é longa e exaustiva, pois a jornada varia de 8 a 12 horas por dia sentado em frente ao computador. O conforto do ambiente e a saúde influenciam diretamente na qualidade das tarefas executadas. Por isso, separamos importantes dicas de ergonomia no escritório que vão ajudá-lo a corrigir a postura, ter mais qualidade de vida e obter melhores resultados dentro da sua empresa.

Cadeira e mesa adequadas

A escolha correta dos móveis utilizados é fundamental para a ergonomia no seu escritório. É preciso observar atentamente suas características antes de realizar a compra do mobiliário. A cadeira deve ter uma espuma com boa densidade e regulagem de altura para que possa se adequar ao tamanho do usuário. Preste atenção também nos braços, pois o modelo da cadeira precisa ter o apoio correto para minimizar o risco de L.E.R (Lesões por Esforço Repetitivo), algo muito comum com o uso de teclado e mouse. Cuidado para não extrapolar no tamanho da mesa ou escrivaninha. Se for um móvel muito largo, o usuário precisa consequentemente se esticar com frequência, o que é algo péssimo em se tratando de ergonomia. A altura da mesa deve ser compatível ao da cadeira utilizada, além de possibilitar que o antebraço do usuário fique em um ângulo reto.

Monitor e teclado

Mantenha o monitor a uma distância considerável dos seus olhos, mas que ainda seja possível ler com clareza, evitando assim o cansaço visual. A altura deve ser a mais confortável possível para seus olhos e pescoço. O teclado precisa estar alinhado à altura das mãos, evitando que os pulsos sejam forçados durante a execução das atividades.

Postura

O cuidado com a postura no ambiente de trabalho evita problemas nos ossos e articulações. Mantenha suas costas eretas, mesmo que você esteja cansado. Evite manter as pernas cruzadas por períodos longos de tempo, pois isso pode afetar a circulação sanguínea. Nesse caso, o ideal é manter os pés firmes no chão.

Iluminação

Uma iluminação incorreta no ambiente de trabalho pode afetar a produtividade e saúde. Pontos de luz alta são necessários para iluminar igualmente todo o espaço. Além disso, aconselha-se ter uma própria fonte de iluminação bem direcionada em sua área de trabalho.

Ginástica laboral

Faça uma pausa sempre que possível ao longo do dia. Levante-se, estique-se, beba água e caminhe um pouco para descansar o seu corpo e mente por alguns minutos. Siga essas dicas de ergonomia no escritório e transforme o seu ambiente de trabalho em algo aconchegante e, acima de tudo, que ofereça condições adequadas para execução das atividades e saúde para o seu corpo.




Veja também

Como escrever um e-mail corporativo?

5 ótimos passeios bate e volta saindo de Curitiba

Reserva online