Uma mudança no panorama econômico e social acarreta, também, em alterações nas exigências do mercado. Conversamos com o coordenador do curso de psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Ulisses Natal, que listou as áreas que mais estão contratando em 2015. De acordo com Natal, os profissionais mais requisitados são sempre os que têm uma especialização. “As profissões mais específicas sempre têm vagas sobrando – são sempre uma boa escolha de carreira”, explica. Conheça algumas delas.

Área de energia

A busca por novas alternativas energéticas e a necessidade de criar e modificar os sistemas de obtenção de energia faz com que as engenharias sejam sempre áreas a serem exploradas. “Principalmente as da área de petróleo e de produção de energias limpas e sustentáveis”, diz.

Área de serviços e qualidade de vida

Uma nova economia e expectativa de vida faz com que as profissões vinculadas à área de serviços e qualidade de vida estejam sempre em alta. As áreas de estética e cirurgia plástica, por exemplo, sempre precisam de profissionais qualificados.

Gastronomia

A busca de profissionalização dos trabalhadores da área de alimentos e bebidas faz com que, cada vez, mais os cursos de gastronomia estejam em alta. Para Natal, o fenômeno econômico e a qualificação das expectativas dos clientes colaboram para que a profissão precise de mais profissionais.

Tecnologia

O setor de tecnologia nunca deixou de estar em alta. Mas, agora, busca profissionais mais criativos do que técnicos, conforme explica o coordenador. “O mercado não busca mais os trabalhadores que conhecem a técnica da tecnologia, mas os que criam novas abordagens e produtos”, comenta.




Veja também

Qual melhor forma de realizar uma apresentação para clientes?

4 vinícolas para visitar na serra catarinense

Reserva online