Personalidades diferentes convivendo em um ambiente muitas vezes cheio de estresse. Essa combinação pode chegar a ser explosiva. Entretanto, no local de trabalho deve permanecer o diálogo e o respeito ao colega e superior. Divergências são corriqueiras, mas devem ser lidadas de forma responsável. O primeiro passo é pensar nesses desacordos como oportunidades e desafios e não como situações em que alguém ganha e alguém perde. “Esses conflitos em si podem ser oportunidades ganha-ganha e isso é bom, afinal eles são responsáveis por nos deixar atentos e nos motivam a encontrar soluções ainda não cogitadas”, explica a coach executiva Susana Azevedo. Esqueça as diferenças pessoais Em um ambiente de trabalho, tem-se mais afinidade com algumas pessoas e menos com outras. Entretanto, essas diferenças não podem ser motivo para conflitos. “É preciso ter uma postura profissional, dar espaço para o outro argumentar e, se necessário, reconhecer opiniões diversas”, conta. Por isso, na hora de resolver os problemas, mantenha a calma. ” O ideal é que os conflitos com os colegas possam ser administrados com discrição e que sejam solucionados rapidamente por meio do diálogo franco e aberto”, diz Susana. Mas, se a situação chegar em um ponto em que o convívio fica impossibilitado, a indicação é de informar a chefia para buscar uma solução viável. Conflitos com superiores Muitas vezes, a relação entre o empregado e a chefia é que possui embates. Nesse caso, a coach destaca que uma conversa franca pode contribuir para uma melhora, mas o colaborador deve cuidar para não se prejudicar dentro da empresa. Caso a situação fique insustentável, deve-se procurar o setor de recursos humanos para procurar alternativas. Mantenha uma postura profissional Quer evitar conflitos? Seja o mais profissional possível com sua equipe. Dessa forma, você terá mais resultados positivos. “Seja flexível e respeite a opinião dos demais colegas. Essa postura evitará 90% dos possíveis embates diretos”, destaca Susana. As emoções também devem ser gerenciadas. A dica da coach é que se algo lhe incomodar, reflita sobre a questão, se questione e questione o colega para verificar se há possibilidade de abertura para mudanças e negociações.




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