A primeira impressão é sempre a que fica. Por isso, se você está a caminho de uma reunião de negócios, tome cuidado com a forma com que você irá se vestir.

O mercado está cada vez mais competitivo. Manter bons contatos é essencial e causar uma boa impressão pessoalmente é um ponto importante para garantir o sucesso de um negócio. A forma de se vestir para uma reunião de negócios está diretamente ligada a isso.

Existem formas diferentes de se vestir

Primeira reunião

Se você está a caminho de uma primeira reunião com um possível cliente, é preciso mostrar seriedade, comprometimento e profissionalismo. Por isso, além de uma excelente apresentação, escolher a roupa ideal auxilia muito nessa primeira impressão.

Para os homens, o mais indicado para esse caso é o clássico terno completo. Apesar de ser uma roupa bem padrão, comunica todos os quesitos apresentados anteriormente e o possível cliente pode perceber o profissionalismo. No caso das mulheres, uma boa opção é usar saia e um terninho, de preferência em tons mais escuros, ou uma blusa sem decote, caso o tempo esteja mais quente.

Sapatos que cubram os dedos são recomendados. Para ambos os sexos, é preciso ter cuidado com as combinações. Os homens devem escolher uma camisa que conversa bem com o tipo de terno, seja ele liso, risca d’água ou qualquer outro modelo. A gravata também deve ser um complemento chamativo, mas ao mesmo tempo elegante.

O mesmo se aplica às mulheres: não arrisque nenhuma combinação ousada de tonalidades em uma situação como essa e prefira incluir tons mais fortes em um traje mais sóbrio, com predominância do preto, cinza ou bege, por exemplo.

Reuniões de rotina

Se a reunião que será realizada for apenas uma conversa de rotina, apenas para apresentar alguns dados, toda essa formalidade pode ser diminuída. Ou seja, os homens podem deixar o terno completo em segundo plano. Dependendo do nível de formalidade das empresas, uma calça jeans escura e uma camisa social podem ser o traje mais indicado nesse caso, ou até mesmo uma polo que remeta a empresa que você está representando.

As mulheres também podem apostar num look mais casual, com cores mais alegres e até estampas discretas. Alguns acessórios podem ser incluídos aqui sem receio, como colares, brincos e pulseiras que combinem com o traje.

Quando estiver arrumando as malas para uma viagem de negócios, já sabe exatamente o que levar para não ter nenhum tipo de problema, certo? Lembre-se: a primeira impressão é a que fica. Por isso, você deve saber a maneira de se vestir e se apresentar para garantir o seu sucesso!




Veja também

Como escrever um e-mail corporativo?

5 ótimos passeios bate e volta saindo de Curitiba

Reserva online