Realizar uma apresentação no trabalho nem sempre é uma tarefa simples, pois é preciso se preparar muito bem antes de começar a falar

Quando o assunto é falar em público, seja ele grande, médio ou pequeno, a regra principal é: prepare-se muito bem! Ao realizar uma apresentação de trabalho, cada passo é muito importante para que o resultado final seja satisfatório e de acordo com o esperado.

Porém, um erro muito comum em muitas apresentação é, justamente, a falta de preparo. Quando isso acontece, fica visível a falta de domínio do tema, a insegurança com as palavras e o nervosismo em apresentar o conteúdo.

Sua apresentação precisa ser bem feita!

Para que esse problema não afete você e muito menos sua apresentação, é preciso saber como prepará-la adequadamente.

Faça um resumo

Pode parecer simples, mas o primeiro passo para fazer com que sua apresentação se destaque é realizar um resumo de tudo que deseja falar. Quando você coloca suas ideias de fala no papel, é muito mais fácil cortar aquilo que tomaria seu tempo e não é tão necessário ao ponto de fazer parte da apresentação.

O resumo será seu guia para a apresentação, ou seja, será a partir dele que você começará a sua fala, listando os tópicos mais importantes e a forma como irá abordar cada tema.

Veja mais:

Como escrever um e-mail corporativo? 

4 dicas para preparar uma reunião ágil e eficiente 

Como fazer networking internacional? 

Cuidado com os slides

Hoje em dia, é muito natural que as apresentações sejam feitas com algo a mais do que apenas a fala: os famosos slides. Contudo, é preciso ter cuidado sobre o que colocar no que estará projetado atrás de você.

Slides com muito texto não serão bem-vistos pelo público e muito menos lidos. É preciso colocar apenas palavras-chave que ajudarão você a se guiar durante a apresentação.

Fique atento com imagens, gifs ou vídeos, pois caso eles contenham algo não muito profissional, isso será péssimo para sua apresentação.

Treine bastante

Não adianta, o segredo para uma boa apresentação é, sem dúvida alguma, muito preparo e muito treino. Isso quer dizer que você terá que decorar o que irá falar? Não, muito pelo contrário, você irá ler, entender sua fala e dominar o conteúdo.

Procure saber o tempo que você tem para a apresentação e treine com ao menos 5 minutos a menos do que lhe passaram, afinal, imprevistos acontecem, certo?

Ao falar sua apresentação em voz alta, você poderá perceber palavras repetidas, adequar seu vocabulário e mudar algo que possa não ter ficado muito claro. Lembre-se de falar com calma e pausadamente, pois assim, você conseguirá deixar sua fala mais clara e objetiva.

Uma dica interessante é pedir para um familiar ou amigo escutar o que você tem a falar, pois ele ou ela também será capaz de identificar falhas ou pontos a melhorar na apresentação.

Atente-se a sua linguagem corporal

O corpo diz muito sobre a gente e, por isso, em uma apresentação, ele pode ser um vilão ou um excelente ajudante. Caso você fique com o corpo muito curvado, sua fala sairá para dentro, algo que não irá agradar quem estiver te escutando.

Da mesma forma, olhar para baixo constantemente, realizar muitos gestos com as mãos e direcionar sua fala apenas para um canto da sala pode ser um sério problema.

Por isso, quando estiver treinando sua fala, procure prestar atenção em sua linguagem corporal. Mantenha o corpo sempre ereto e com os olhos para frente, evite mexer freneticamente as mãos e treine para que sua fala seja direcionada para os diversos cantos que a sala possuir.

São muitas dicas que podem fazer com sua apresentação seja um sucesso. Contudo, utilize ações simples para que possa ser útil e funcional em um dos momentos mais difíceis para quem está querendo arrasar seja no mundo profissional ou universitário.




Veja também

Prepare-se para a 43ª Festa das Nações de Guaíra

E-mail, carta ou telefone: como convidar para um evento?

Reserva online