Tirar um ano sabático, realizar projetos pessoais e se desligar da vida profissional é o desejo de muitas pessoas. Mas, afinal, o que é e como fazer um ano sabático?

Antes de mais nada, é preciso entender o que é um ano sabático. Tirar um ano sabático é um período de pausa na carreira. O tempo pode ser de alguns meses ou até mesmo um ano completo. Durante todo esse tempo, a pessoa tira um tempo para cuidar de assuntos pessoais, realizar projetos de vida, fazer uma viagem, aprender um novo idioma, ir para um intercâmbio ou viajar pelo mundo e conhecer diversos países.

Como se organizar para fazer um ano sabático

Para realizar esse período sabático, é preciso planejar sua carreira, verificar se você tem direito a tirar esse ano sem trabalhar ou então juntar dinheiro para conseguir realizar esse sonho sem passar por dificuldades financeiras.

Para isso, alguns passos são necessários:

Planejamento

O primeiro e mais importante passo é um planejamento bem estruturado. Essa estruturação deve vir bem antes: precisa-se pensar em datas, gastos, o que, como e onde fazer. Um dos principais fatores desse planejamento é economizar dinheiro e pensar o que fazer com as suas coisas nesse período: devo vender o carro? Alugar a casa? Essas questões devem estar no seu planejamento.

Apoio familiar

Esse é um dos pontos mais importante, pois sua família deve ser envolvida diretamente no projeto. Se tiver filhos e ele não tiver mais obrigações escolares, fica mais fácil de organizar um planejamento. Porém, se não tiver filhos, pode planejar esse ano sozinho ou então na companhia de sua esposa ou esposo e se aventurar em um novo desafio.

Desapego material

A outra etapa é se desapegar dos bens materiais, saber viver com menos itens e tentar relaxar. Esquecer carros, televisores, celulares, computadores e tudo aquilo que lhe faz gastar dinheiro é essencial. Evite despesas com compras no ano sabático. Tente algo novo, alguma atividade que lhe dê prazer, tente se espiritualizar e aproveitar esse período para se redescobrir. Achou que seria fácil? Definitivamente, tirar um ano sabático é bastante complicado, por isso requer muito planejamento e muito cuidado. Mas seguindo essas recomendações, você poderá tirar um tempo para reciclagem profissional, algum projeto pessoal ou simplesmente para descansar.




Veja também

Como escrever um e-mail corporativo?

5 ótimos passeios bate e volta saindo de Curitiba

Reserva online