Nas festas de fim de ano da empresa, é muito importante que o funcionário priorize o bom senso e tome cuidado com o excesso de diversão.

O fim do ano está próximo. Nesta época, é muito comum que as empresas realizem as tradicionais festas de comemoração por mais um ano de trabalho, para salientar as conquistas, expor os novos projetos e, claro, proporcionar a integração entre os funcionários.

Porém, antes de sair bebendo todas e causando problemas futuros, é preciso ter em mente que apesar de se tratar de uma festa, seu comportamento deve ser adequado para um ambiente empresarial, afinal, você estará cercado por seus chefes e colegas de trabalho.

Para evitar possíveis gafes, nós separamos algumas dicas para ajudar na forma de se comportar durante as comemorações do fim do ano.

Cuidado com o álcool

É preciso prestar muita atenção na quantidade de álcool ingerida na festa da firma. Não estamos querendo dizer para você não beber nada, apenas entender o seu limite e procurar não ultrapassá-lo.

Quando não levamos em consideração esses limites e bebemos mais do que devemos, problemas podem aparecer como, por exemplo, falar o que não deve para o chefe, passar mal, produzir gestos incompatíveis com o ambiente organizacional e tantos outros que estamos carecas de saber.

Nada de paqueras

Este é um ponto bastante delicado, pois é natural que muitos profissionais se relacionem dentro da mesma empresa. Embora, quase sempre, isso não gere problemas, é preciso prestar muito atenção em investidas, principalmente durante as festas de fim de ano.

Demonstração de afeto em público, tentativas de relacionamento ou até cantadas podem ser tomadas como falta de respeito ou até mesmo como assédio. Por isso, procurar evitar esse tipo de atitude é o mais adequado, pois dependendo da situação, os problemas podem ser grandes.

Atente-se às roupas

Apesar de se tratar de uma festa, é preciso entender que há uma normativa que as empresas esperam que seja seguida. Por isso, é ideal usar roupas discretas e condizentes com o ambiente, além de respeitar seu visual.

Amigo secreto? Preste atenção

Se sua empresa optar por realizar o amigo secreto, oculto ou invisível, é muito importante ficar atento à lista de desejos de cada participante e o valor estipulado por todos os envolvidos. A dica é sempre comprar algo dessa lista, desde que respeitando o valor definido.

Se, por acaso, você tirar o (a) chefe, evite dar presentes de um valor mais alto do que o estipulado inicialmente, pois isso pode ser visto como exagero ou bajulação, além de gerar comentários desnecessários.

É muito importante manter a compostura nesse momento, pois uma festa de fim de ano é um momento dedicado a comemorações especiais e deve ser encarada com respeito e não como um dia em uma balada qualquer. Por isso, nada de exageros, ok?




Veja também

Como montar um kit de primeiros socorros para sua viagem

Como se comportar na festa de fim de ano da empresa

Reserva online