A etiqueta em uma reunião online exige alguns cuidados. Veja o que é possível ou não fazer nos encontros virtuais da sua empresa

Com diversas empresas adotando o regime de home office em função das restrições impostas pela pandemia causada pelo novo coronavírus, as reuniões online tornaram-se uma rotina cada vez mais presente nas nossas vidas e têm tudo para continuar sendo frequentes mesmo depois da quarentena.

Como essa ainda é uma nova realidade para muita gente, há diversas dúvidas sobre a forma como se portar nestes encontros virtuais.

Portanto, aqui estão algumas dicas de como se comportar em uma reunião online para que ela seja o mais produtiva possível:

Vista-se adequadamente

Uma das maiores armadilhas do home office é ficar o dia todo de pijama ou com “roupas de ficar em casa”. Embora essa prática seja inofensiva em alguns dias, quando tratamos de uma reunião online, seja interna ou com clientes, vestir-se adequadamente é necessário. Caso contrário,  você pode passar a impressão de relaxo ou descaso com o encontro. 

Preste atenção no seu áudio

O áudio da reunião é muito importante para que todos se entendam mesmo à distância. Por isso, além de verificar se os seus equipamentos de áudio estão funcionando normalmente, aten-se sempre se ele não está ligado enquanto outra pessoa está falando. Os barulhos que você faz com seu teclado ou alguma outra fonte podem atrapalhar os outros.

Leia mais:

Como fazer reuniões mais produtivas e menos desgastantes

Hotéis Deville estão nos principais centros de negócios do Brasil

Preste atenção nos seus arredores

Para evitar qualquer som que prejudique a reunião, é importante estar um lugar tranquilo e livre de ruídos. Por isso, prepare-se com antecedência. Se o local onde você normalmente faz seu home office não é dos mais silenciosos, é importante tentar encontrar um lugar mais tranquilo.

Mantenha-se presente

O fato de não estar na mesma sala que os outros participantes da reunião pode tentar qualquer um a fazer outras tarefas, adiantar alguma coisa ou resolver um serviço atrasado. Porém, se você se comprometeu a entrar na reunião, deve-se estar presente o tempo todo, mesmo que pareça não estar mais na sua “parte”. Se precisa fazer outra coisa, entrar em outra reunião, etc, avise que vai sair pelo chat.

Bom senso nunca é demais – mesmo online. Seguindo essas regras básicas e com a tecnologia necessária, suas reuniões têm tudo para ocorrerem naturalmente, como se todos estivessem na mesma sala.




Veja também

5 cachoeiras incríveis para conhecer #DepoisDaQuarentena

5 influenciadores de viagem brasileiros para você seguir

Reserva online