Você já parou para pensar o quanto seu trabalho afeta sua vida? É essencial fazer essa reflexão, principalmente quando sua saúde pode estar em jogo.

Vivemos atualmente em um mundo bastante competitivo, principalmente no ambiente corporativo. Por isso, cada vez mais as pessoas buscam alongar sua jornada de trabalho até altas horas da noite para poderem completar o maior número possível de tarefas. Nessas situações extremas, em que o trabalho se torna um vício, ele pode estar associado a vários distúrbios e transtornos.

É importante ressaltar que há uma grande diferença entre ser engajado no emprego e ser viciado nele. Por isso, é importante prestar atenção nos sinais que o corpo apresenta.

Estresse

O estresse é um dos sinais mais claros que o seu trabalho está prejudicando a sua saúde. Isso fica ainda mais evidente quando você se sente irritado, apático e sente seus músculos muito tensos com frequência.

Não podemos escapar do estresse, mas quando ele se torna excessivo, pode atrapalhar a sua produtividade, a sua capacidade de resolver problemas no próprio emprego e fora dele também, com família e amigos.

Além disso, o estresse excessivo pode te causar problemas para dormir, atrapalhar seu desempenho sexual e de modo geral, afetando toda sua vida.

Má alimentação

Pessoas viciadas em trabalhar ou que possuem um horário extremamente apertado não só comem de maneira errada, preferindo fast food a comida normal, mas também acabam pulando alguma refeição e comendo besteiras ao longo do dia.

Isso é um claro sinal de que seu trabalho está atrapalhando a sua saúde, pois uma alimentação balanceada é ideal para manter o corpo em perfeita sintonia. Comer de forma errada pode levar ao sedentarismo, ganho de peso e problemas no corpo.

Insônia

A falta de dormir ou dormir mal pode causar alterações hormonais e atrapalhar até mesmo as funções cerebrais, afetando sua capacidade de raciocinar direito. Além disso, pode causar ganho de peso e aumentar o risco de problemas na saúde cardiovascular.

Uma boa noite de sono é essencial para que você possa repor as energias gastas no dia a dia. Por isso, procure dormir ao menos 8 horas por noite e prestar atenção em seus hábitos de sono.

Por fim, se você está percebendo alguns desses sinais durante o seu dia a dia, saiba que o seu trabalho pode estar acabando com a sua saúde! Preste atenção e mude seus hábitos.




Veja também

Como escrever um e-mail corporativo?

5 ótimos passeios bate e volta saindo de Curitiba

Reserva online