Pedir um aumento de salário nem sempre é fácil, pois é preciso saber o momento certo e como falar

Seja você um profissional experiente ou recém-chegado no mercado de trabalho, pedir aumento não é algo tão simples. É preciso se preparar com antecedência, reunir argumentos e encontrar o melhor momento para ter essa conversa.

Uma das primeiras dicas é analisar o seu momento pessoal e profissional. Se você acredita estar fazendo um bom trabalho, está suando a camisa e acha que está na hora de batalhar por esse reconhecimento, é hora de se preparar para conversar com o chefe.

O que fazer para pedir um aumento?

Depois de analisar o seu próprio momento, é hora de preparar o seu pedido! A argumentação para essa conversa deve ser preparada com antecedência, respondendo principalmente que benefício isso traria para a empresa.

Avalie o momento da empresa

Antes de mais nada, é importante pensar no momento que a empresa está passando. Se for uma época de crise, seu pedido certamente não será bem visto. Porém, se a empresa estiver em um momento de expansão, talvez o seu pedido possa ser visto com bons olhos, pois demonstrará confiança para assumir mais responsabilidades em uma época importante para a organização.

Como está o seu desempenho?

É preciso prestar atenção em seu desempenho e avaliar se o seu pedido está de acordo com o desempenho de suas tarefas. Além disso, vale considerar se a empresa tem um plano de carreira para você pois, em alguns casos, pode ser mais produtivo pleitear uma mudança de cargo, que é sempre acompanhada de um aumento salarial.

Um dos maiores erros é ficar negociando entre propostas e contrapropostas. Veja o seu desempenho e o que pode fazer pela empresa com essa promoção!

Mantenha o foco na empresa!

Geralmente, quando pedimos um aumento salarial, além dos interesses profissionais, há também os problemas pessoais que enfrentamos diariamente, não é mesmo? Porém, isso jamais poderá ser apresentado como argumento para pedir um aumento.

O foco deve ser sempre na empresa, no que você pode fazer para melhorar o seu desempenho, e jamais em sua vida pessoal. Ninguém é responsável por suas contas a não ser você, por isso, não use esses argumentos!

Pense no futuro!

Pedir um aumento por alguma tarefa que já tenha sido concluída não é muito bem visto pelos gestores, pois a empresa entenderá que você já foi pago para desempenhar aquela função naquele determinado momento. Por isso, antes de iniciar um projeto, você deve pensar para onde ele pode levar a sua carreira.

Ao analisar uma demanda e verificar que ela pode gerar bons frutos futuros para a empresa, esse pode ser um grande argumento na hora de pedir um aumento.

Enfrente o constrangimento

Pedir aumento salarial pode ser um tanto quanto constrangedor, por isso, possivelmente seu chefe e você não se sintam confortáveis durante a conversa – mas isso não quer dizer que você precisa abrir mão dela.

O ideal é escolher um momento e uma forma adequada de falar. Marque uma reunião e seja o mais formal possível, demonstrando que está interessado na empresa e que quer dialogar sobre o assunto. Evite qualquer tom de ameaça ou desmotivação.

Essas são algumas dicas preciosas que vão ajudar você no momento de pedir um aumento para o seu chefe! Por isso, pense muito bem antes de decidir fazer esse pedido. Quando estiver decidido e preparado, reúna todos os argumentos necessários e marque a conversa sem medo.




Veja também

As vantagens e desvantagens dos fones de ouvido sem fio

O que é gastronomia molecular?

Reserva online