Para que o pedido de aumento se concretize e não cause estresse profissional, é preciso cautela e paciência.

Muitos profissionais costumam ter dificuldade neste momento da carreira, afinal, pedir aumento salarial ao chefe não é lá uma tarefa das mais simples. A principal dúvida está na maneira de como tratar o assunto em si.

Por isso, separamos algumas dicas para você superar seu medo e conseguir o desejado aumento de salário. Confira:

Planeje-se muito bem

A primeira dica para conseguir um reajuste é listar suas realizações na empresa e mostrar que um salário compatível com essas conquistas contribuiria para realizar novos desafios e proporcionar ainda mais vitórias para a empresa.

Por isso, antes de sair por aí pedindo aumento, tenha a consciência de que a primeira coisa que o gestor irá olhar será seu histórico na empresa. Evite fazer isso por motivações pessoais ou subjetivas, pois é através de seu trabalho que a recompensa virá.

Atente-se ao momento

Você deve conhecer a empresa melhor do que ninguém, pois outro ponto importante para conseguir um aumento é estar dentro da organização por um tempo considerável.

Além disso, o momento da empresa deve estar compatível com o pedido. Evite dias corridos de grandes eventos e reuniões demoradas, pois isso poderá atrapalhar o cronograma, e o seu chefe não irá ficar nada feliz.

Avalie também o momento econômico da companhia, pois se ela estiver em uma crise ou com rendimentos baixos, certamente seu pedido não será atendido.

Cuidado com a informalidade

Muitos acreditam que o pedido de aumento salarial deva acontecer naturalmente, numa conversa fora de contexto ou no cafezinho da tarde da empresa. Porém, isso é um erro.

Marque uma reunião com seu chefe e avise que deseja conversar sobre o assunto. Pegar o líder de surpresa e em momentos inoportunos é péssimo para sua imagem e pode aumentar as chances de ouvir um não.

Faça pesquisa de mercado

É importante ressaltar que o pedido de aumento salarial deve ser realizado de acordo com a realidade da empresa e do mercado. Antes de conversar com seu chefe, pesquise no mercado o salário médio de um profissional em uma empresa com o mesmo porte daquela na qual você trabalha e que tenha formação semelhante à sua.

Realizando essa pesquisa, você terá ainda mais argumentos no momento de conversar com o seu gestor. Outra dica interessante é mostrar de que maneira esse novo salário será revertido para a empresa, seja por meio de projetos, ideias ou futuros negócios.

E se não der certo?

Se mesmo você apresentando toda a argumentação necessária, com dados e justificativas plausíveis, o aumento de salário não vier, a primeira dica é: não desista!

Fale com o seu chefe e peça um feedback do seu trabalho, perguntando no que você pode evoluir e o que poderia fazer para conquistar um salário melhor. Ouvindo as dicas que ele provavelmente lhe dará, tenha em mente que será uma questão de tempo.

Gostou das dicas? Elas podem fazer com que você alcance o tão sonhado aumento de salário. Por isso, mantenha-se firme e prepare-se para o pedido com todas as dicas que separamos para você. Lembre-se: nunca desista e faça sempre o melhor trabalho.




Veja também

5 diferenciais dos Hotéis Deville para quem curte praticar atividades físicas

6 dicas para tirar fotos em pontos turísticos

Reserva online