Carreira e Negócios

Como motivar uma equipe

Por admin em 26 de setembro de 2017

A liderança e motivação no ambiente de trabalho são essenciais para que um negócio seja mais competitivo no mercado. Um líder é uma importante referência para os colaboradores, pois suas atitudes devem contribuir da melhor forma possível com os objetivos da equipe ou da organização. Por isso, separamos algumas orientações para torná-lo um bom líder e motivar sua equipe de trabalho. Confira a seguir:

Aproxime sua equipe

Um colaborador que não se sente integrado com a equipe de trabalho dificilmente estará motivado. Por isso, adote uma prática em que todos acolham os novos colaboradores na empresa. Isso ajudará a manter um clima organizacional mais positivo, para que todos se sintam mais próximos e tenham objetivos em comum.

Valorize ideias

É preciso demonstrar que as habilidades e ideias de cada colaborador são muito importantes para você e a empresa como um todo. Crie canais de comunicação para que todas as ideias e sugestões cheguem até você, seja por meio de reuniões, e-mails ou até mesmo aplicativos de mensagens. Demonstre que a contribuição de cada membro da equipe faz toda a diferença para o crescimento do negócio. Dessa forma, eles se sentirão mais valorizados e mais dispostos em colaborar, o que torna o ambiente de trabalho mais produtivo. Como motivar uma equipe de trabalho

Mantenha a equipe informada

Todos devem estar cientes dos objetivos, decisões estratégicas e importância de cada membro, para que assim a equipe possa alcançar a meta com mais facilidade.

Invista na capacitação

É importante ressaltar que a capacitação não é um gasto, mas sim um investimento, pois é algo que será posteriormente agregado na empresa. Por isso, invista em cursos específicos e livros para a sua equipe. Isso estimula o aprendizado contínuo e faz com que o colaborador se sinta motivado, pois ele estará sempre aprendendo coisas novas no dia a dia de trabalho.

Feedbacks

O feedback serve para informar os resultados das ações, sejam elas positivas ou negativas. Elogie as vitórias e grandes conquistas em público, e comunique fracassos em particular. Lembre-se que elogiar ou fazer críticas construtivas são atitudes fundamentais para o crescimento individual e da empresa.

Elogie

Os colaboradores que dão o melhor de si merecem ser reconhecidos e, de preferência, premiados por esta atitude. Busque um momento oportuno para elogiar e reforce que o indivíduo é um exemplo para os outros. Além disso, ofereça um prêmio como um chocolate, ticket para restaurante ou outro item que o faça sentir-se especial e valorizado.

Celebre

Tenha o hábito de criar motivos para celebrar conquistas com a equipe. Pode ser um happy hour, um almoço, comemoração de aniversário de colaboradores ou datas que tenham alguma relação com a sua empresa. Celebrar proporciona um clima organizacional mais agradável e descontraído para todos. Gostou da postagem sobre como motivar uma equipe? Acesse o blog do Deville para mais informações e dicas sobre carreira e negócios!




Veja também

Como escrever um e-mail corporativo?

5 ótimos passeios bate e volta saindo de Curitiba

Reserva online