Nos dias atuais a falta de concentração é um dos problemas mais comuns enfrentados no ambiente de trabalho. Existem inúmeros vilões da distração: telefones, redes sociais, aplicativos de mensagens, conversas, barulhos, desmotivação, entre outros. Manter a concentração no trabalho diariamente não é algo fácil. Entretanto, existem algumas atitudes que podem minimizar os efeitos da distração e que ajudam a manter a mente mais produtiva para as atividades corporativas. Confira a seguir:

Organização

Um ambiente de trabalho sem organização pode comprometer a concentração e tornar-se um caos. Por isso, mantenha sua mesa sempre limpa e organizada. Deixe somente a quantidade necessária de material de escritório em cima da mesa para evitar a bagunça e o desperdício.

Planejamento

O planejamento ajuda a estabelecer as tarefas que devem ser realizadas ao longo do dia, assim como definir as prioridades. Recomenda-se que a lista de tarefas seja elaborada no dia anterior para que você possa se preparar mentalmente para o dia seguinte. Planejamento: Como manter a concentração no trabalho?

Uma tarefa por vez

Mesmo quando há muito trabalho, realize uma tarefa por vez e dedique-se a outro assunto somente quando terminar o primeiro. Executar diversas tarefas ao mesmo tempo, além de diminuir a produtividade, também aumenta o risco de distração e do esquecimento.

Descanso

Dormir poucas horas por dia traz diversos problemas de saúde, entre eles a perda de concentração. Não há como manter o foco no trabalho quando há muito estresse e cansaço. Portanto, dê sempre o descanso necessário para o seu corpo e mente.

Descanso - Como manter a concentração no trabalho

A falta de sono pode afetar significativamente a concentração no trabalho.

Motivação

Profissionais desmotivados tem menos vontade de trabalhar, e com isso qualquer coisa pode se tornar uma distração. Evite pensar nos problemas pessoais durante o horário de trabalho e seja otimista. Uma dica é concluir as tarefas mais complexas pela manhã, pois é o período do dia que você provavelmente estará mais descansado e disposto.

Intervalos

Faça alguns intervalos rápidos ao longo do dia para descansar o corpo e a mente. Essa atitude torna a jornada de trabalho mais tranquila e aumenta a produtividade.

Tecnologia

Ladrões do tempo e concentração - Redes Sociais Um dos maiores vilões da distração são as ferramentas tecnológicas. Redes sociais como Facebook ou Instagram, e-mail, aplicativos de mensagens e celulares são armadilhas fáceis para distração. Evite checá-los durante o horário de trabalho, pois essas ferramentas podem consumir grande parte do seu tempo sem você perceber. Essas atitudes vão ajudá-lo a manter a concentração no trabalho, concluir tarefas em períodos mais curtos de tempo e evitam estender seu expediente. Dessa forma, você terá mais satisfação profissional e qualidade de vida.




Veja também

5 diferenciais dos Hotéis Deville para quem curte praticar atividades físicas

6 dicas para tirar fotos em pontos turísticos

Reserva online