Personalidades distintas, ideias opostas e tantas outras diferenças são causas de conflitos no ambiente de trabalho.

Muitas pessoas trabalhando no mesmo ambiente, opiniões diferentes, personalidades distintas, ideias diferentes para projetos, reuniões acaloradas… Tudo isso é motivo para causar conflitos dentro do trabalho.

Quando essas divergências ocorrem, é essencial que o gestor saiba lidar com a situação e consiga resolvê-la da melhor maneira possível para que não se perca a harmonia do ambiente de trabalho. Que tal algumas dicas?

Gerenciando conflitos

 

1. Saiba ouvir

A comunicação é a base para a resolução de qualquer problema. Em caso de conflito entre funcionários, o gestor deve escutar ambas as partes e fazê-las entender o motivo do erro de uma forma saudável, procurando apontar os pontos positivos de ambos os colaboradores.

2. Não leve para o pessoal

Evite prolongar muito um possível conflito. Após uma conversa com os envolvidos, faça-os entender que a discussão no ambiente de trabalho é válida, desde que seja feita com respeito e que não atrapalhe a relação profissional dos envolvidos. Você, como gestor, também deve prestar atenção em suas atitudes após um desentendimento, pois é essencial não levar o ocorrido para o lado pessoal.

3. É hora de reavaliar

Se o conflito for causado por conta de falhas no processo interno da empresa, mesmo que indiretamente, talvez seja o momento de reavaliar o que anda acontecendo dentro da organização.  Conversar com as partes envolvidas e com os líderes de setor pode ser uma forma de reavaliar todo o processo.

4. Trate as pessoas com equidade

Um conflito, como já vimos, pode ser gerado por inúmeras razões. Seja qual for o motivo e independente de um estar certo e o outro errado, é essencial tratar ambos de maneira igual.

Você colocar a culpa em apenas uma pessoa é extremamente desmotivador. Tentar entender o problema e conversar de maneira clara com ambos os lados é uma ótima forma de resolver o problema.

Uma das maiores missões de todos os gestores é saber lidar de forma inteligente com seus colaboradores, evitando que as discordâncias afetem negativamente a produtividade da equipe. Por isso, é necessário sempre prestar atenção nesses pequenos problema para que a organização não seja prejudicada.




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