Após alguns anos de carreira, o networking internacional começa a fazer parte dos negócios. Mas, como ele deve ser feito?

Você batalhou, estudou, construiu seu negócio ou está em uma boa profissão e agora tem a chance de expandir o negócio para mercados internacionais. Neste caso, é comum que viagens para fora do país comecem a acontecer e, com elas, a oportunidade de criar um networking internacional pode se tornar realidade.

Porém, para um bom networking internacional, é preciso muito mais do que o domínio do inglês ou de outro idioma. Neste caso, é preciso tomar alguns cuidados para que essa realização seja possível. Entenda:

As atualidades do país são extremamente importantes

Antes de sair distribuindo cartões e fazendo amizades no mercado internacional, é preciso pesquisar sobre o país para o qual você irá viajar. Tire alguns minutos dos dias que antecedem a viagem e procure notícias recentes sobre política, economia e outras temas comuns durante uma conversa empresarial.

Estar atualizado permite abrir espaço e proporcionar segurança na hora de conversar sobre os mais diversos temas. Causar uma boa impressão pode ser ainda mais importante no momento de prospectar novos contatos.

Diferenças culturais

Lembre-se: você está saindo do Brasil e, em outros países, atitudes como abraços, beijos no rosto ou tapinhas nas costas podem ser considerados antiprofissionais. Por isso, é importante procurar conhecer a cultura do país para qual está viajando, a fim de evitar estas gafes. 

Estar alinhado com os aspectos culturais, além de causar uma boa impressão, permite uma ótima oportunidade para que você saia na frente em uma negociação.

A tecnologia é uma grande aliada

Atualmente a tecnologia está muito mais avançada e possibilita o contato direto com parceiros internacionais. Uma forma de manter essa aliança cada vez mais forte é sair dos convencionais e-mails e mensagens nas redes sociais para conversas por Skype, FaceTime ou outros tipos de comunicação que visam aproximar as relações.

O Linkedin também é uma importante ferramenta na hora da manutenção dos contatos feitos no exterior.

Agora que você sabe como se portar para conquistar contatos internacionais e também mantê-los, é essencial que você pesquise e se prepare o máximo possível para obter sucesso nesta caminhada.




Veja também

Como escrever um e-mail corporativo?

5 ótimos passeios bate e volta saindo de Curitiba

Reserva online