O e-mail corporativo é uma ferramenta essencial na comunicação das empresas, tanto interna quanto externamente

Você sabia que a forma de redigir um e-mail corporativo é tão importante quanto seu comportamento dentro do ambiente de trabalho? Pois é, ele é considerado um documento oficial e, por isso, requer alguns cuidados na forma de escrevê-lo.

Dessa forma, o e-mail corporativo deve ser muito diferente daqueles que você envia aos seus amigos, no qual a linguagem não é tão importante e não há tantas normas. Por isso, é importante prestar atenção em algumas dicas:

A saudação é fundamental!

A primeira regra em todo e-mail corporativo é realizar uma saudação sempre educada e cordial cumprimentando o destinatário independente de quem seja, desde um colega de trabalho até um cliente.

Não precisa inovar, basta seguir as mais simples, como: “Cláudia, bom dia!”, “Caro Lucas, boa tarde!”. O importante é que a primeira coisa que venha escrita no e-mail seja uma saudação.

Nada de linguagem informal

Para um e-mail corporativo, é essencial esquecer a informalidade, muito presente em nossa comunicação diária, principalmente no WhatsApp, Instagram e Facebook. Por isso, aposte em termos mais formais e deixe de lado as gírias, emojis ou abreviações.

 

Atente-se à ortografia

Em um e-mail corporativo, a ortografia merece uma atenção especial. É essencial reler o e-mail antes de enviar para evitar erros como: nomes escritos com letras minúsculas, falta de pontuação, vírgula em lugar errado, falta de concordância e erro na escrita.

Esteja sempre atento às novas regras. Caso haja alguma dúvida no momento de escrever o e-mail, faça uma rápida busca no Google ou troque por um sinônimo. Com tantas informações à disposição, cometer erros de ortografia é uma falha imperdoável.

Tenha uma linha de raciocínio

Assim como um texto acadêmico, um e-mail corporativo deve ter um começo, meio e fim, ou seja, uma introdução ao assunto, desenvolvimento e uma conclusão. Dessa forma, será possível entender melhor o assunto por completo.

Ao escrever um e-mail corporativo, distribua em tópicos tudo que você precisa comunicar. Em seguida, vá desenvolvendo o parágrafo em torno de cada tópico, assim será mais fácil organizar as ideias e ser conciso no que precisa ser tratado.

Encerre de forma coerente

Jamais deixe um e-mail corporativo sem uma assinatura final. Da mesma forma que a saudação, o encerramento deve continuar com uma forma moral de escrita, por isso, não é recomendado dizer coisas como: beijos, abraços carinhosos ou beijocas.

Por isso, utilize algo como: “Qualquer dúvida, estou à disposição”, “Aguardo seu retorno” ou “Cordialmente” e o clássico “Atenciosamente” escrito dessa forma e não abreviado para Att.

Também é essencial criar uma assinatura com seus dados pessoais como nome e sobrenome. Além disso, é importante que a empresa tenha uma assinatura padrão com também os dados da organização.

Entendeu como escrever um e-mail corporativo? Seguindo essas dicas simples, você pode redigir um e-mail sem nenhum problema, passar uma imagem profissional e atingir o público de forma adequada e coerente. Vale a pena ressaltar, porém, que existem exceções conforme o estilo e o segmento de cada empresa, e você deve utilizar o bom senso para adequar as nossas dicas de acordo com o contexto em que você se encontra!




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