Que se comunicar é essencial, todo mundo já sabe. Mas, você já pensou se a sua mensagem está chegando da forma que você espera e ajudando a impulsionar a sua carreira? Para o professor da Universidade de São Paulo (USP) Marcos Gross Scharf, a boa escrita e a facilidade de se expressar de forma eficaz são o que qualquer empresa espera de um bom funcionário. “O colaborador deve cumprir dois requisitos dentro de uma corporação: dar resultados e ter um bom relacionamento com a equipe. O segundo requisito pode ser alcançado por meio da comunicação”, explica. O professor, que também é autor do livro Dicas Práticas de Comunicação, afirma que comunicar de forma clara e segura e falar bem em público ajuda evitar conflitos no ambiente de trabalho.

Conheça as principais dicas do especialista para se comunicar de forma mais qualificada e atingir seus objetivos com mais facilidade.

1. Atenção à postura

Quando falamos com alguém frente a frente, mais de 55% do que comunicamos é feito pela linguagem não verbal. Portanto, fique atento à maneira como se porta, sua vestimenta e seu olhar diante dos colegas de equipe.

2.Seja sempre gentil

Nunca se esqueça de cumprimentar seus colegas, seja ao vivo ou na linguagem escrita. Tome cuidado com as palavras e nunca esqueça de saudar àqueles que receberam sua mensagem e agradeça sempre as informações que lhe são passadas. Na escrita, evite palavras em caixa alta.

3.Tom de voz é tudo

Dependendo da ênfase que se dá a certas palavras, o sentido pode ser totalmente diferente. O tom de voz utilizado deve ser firme e mostrar segurança sobre o tema que está sendo tratado.

4. Evite ruídos com informação

A melhor maneira de evitar ruídos, é pensar se toda a informação foi passada de forma clara e precisa. Responda às cinco perguntas básicas: O que aconteceu? Como e quando aconteceu? Onde e porque isso aconteceu? Se seu texto respondeu a essas questões, dificilmente haverá ruídos comunicativos.

5. Seja mais formal (ou mais informal)

Como assim? Hoje, as grandes corporações acabam sofrendo com o conflito de gerações. Os mais antigos preferem um ambiente totalmente formal dentro da empresa. Já os mais novos, membros da geração que vive no Whatsapp e no Facebook, acabam prezando demais pela comunicação informal, o que pode causar problemas. O ideal é que cada geração ceda um pouco. Aos mais antigos, o desafio é deixar de lado a formalidade na relação com os colegas. Aos mais novos, cabe abandonar a linguagem das redes sociais e lembrar que o ambiente de trabalho exige uma postura mais séria.




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