Apesar de alguns considerarem a liderança um dom, qualquer um pode desenvolvê-la e atingir o status de líder. De acordo com o presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), José Roberto Marques, para atingir a liderança, primeiro é preciso autoconhecimento. “Através dele é possível identificar quais pontos devem ser trabalhados, aprimorados e desenvolvidos. Nesse sentido, é possível construir uma liderança com assertividade”, diz.

Para Marques, a liderança não deve ser desenvolvida apenas em quem busca um cargo de responsabilidade. “Qualquer profissional, mesmo que não almeje um cargo de liderança, pode possuir as atitudes de um líder. São habilidades e comportamentos que podem contribuir para uma carreira promissora de muito sucesso”, afirma. Existem algumas ações, que, unidas, criam um líder de sucesso dentro de uma organização. Conheça as características de um líder e saiba como desenvolvê-las.

Inspirador 

Um bom líder deve ser capaz de inspirar e influenciar comportamentos de forma natural.  Para isso, deve ser exemplo de conduta dentro da organização e saber se comunicar de forma clara e precisa.

Motivador 

 A motivação é sempre fonte de inspiração e traz por consequência um aumento de produtividade, tanto de desempenho individual quanto coletivo. Para conseguir motivar as pessoas, é sempre preciso fazer parte do processo e estar próximo dos seus subordinados.

Desenvolve pessoas 

Desenvolver pessoas e suas habilidades é um dos principais papéis de um líder. Para isso, é preciso conhecer cada pessoa na sua equipe, suas qualidades e defeitos, aproveitando o melhor em cada um, além de evitar conflito entre chefes e colaboradores.

Conduz processos 

Para ser um bom líder, é preciso entender e saber conduzir os processos dentro da empresa. Para isso, é preciso conhecer esse processo, estando próximos aos colaboradores e determinando suas tarefas.

Apresenta resultados 

Desenvolver todas essas habilidades na equipe só traz resultados positivos para a empresa. Inspirando e motivando os colaboradores, ajudando no desenvolvimento pessoal de cada um e conduzindo processos de forma eficaz, a apresentação dos bons resultados será consequência.

 Desenvolver essas habilidades, é claro, exige trabalho, foco e concentração na carreira. Para ser um bom líder, Marques afirma que existem algumas ferramentas específicas, como o coaching. “É uma ferramenta para desenvolver competências como comunicação, flexibilidade, resiliência, trabalho em equipe, inteligência emocional, gestão de tempo, entre muitas outras”, completa.




Veja também

O que fazer em João Pessoa?

O que fazer em Fernando de Noronha?

Reserva online