É importante ter cuidado com o comportamento nas redes sociais, pois ele pode separar você de uma vaga de emprego tão desejada.

Hoje em dia, muitos recrutadores verificam perfis de candidatos em suas redes sociais antes de chamá-los para entrevistas, sabia disso? Além disso, muitos gerentes de RH ficam de olho nas publicações de seus funcionários. Por isso, é importante ficar atento e saber se comportar nas redes sociais.

Afinal, quais são esses cuidados?

Conteúdo publicado

Se você é daqueles que adora um textão sobre tudo, e faz questão de expor sua opinião sobre tudo, sem pensar nas consequências, é melhor parar com isso. Pessoas que divulgam mensagens de ódio ou brincam com determinados assuntos podem passar uma impressão negativa. Preserve-se o máximo que puder! Publicar tudo o que sente vontade ou tudo que faz é algo extremamente cansativo e certamente será levado em consideração por um recrutador, pois pode demonstrar que o seu foco não será sempre no trabalho.

Grupos e páginas

Muito cuidado com os grupos públicos de que você faz parte e as páginas que você curte nas redes sociais. Se em algum dos casos possuírem ligações com temas que são preconceituosos, racistas ou que falem mal de trabalho, é melhor se desligar, pois pode ser um fator decisivo para um desempate diante da escolha do recrutador.

Fotos

Você deve estar pensando: “O que eu faço fora do horário de trabalho não deveria importar, né?”. Pode até ser que sim, mas para um recrutador, isso não é justificativa, pois a imagem passada pode não ser aquela que empresa busca para determinado cargo. Por isso, tome cuidado com fotos sensuais, agressivas ou de caráter duvidoso, pois elas podem destruir a sua imagem perante o mercado de trabalho. Fotos com família, viagens e momentos de lazer são melhores e agregarão pontos positivos a sua imagem.

Linguagem

Sabemos que o meio digital permite uma linguagem mais informal e descontraída. Porém, é muito interessante tentar manter uma postura um pouco acima do coloquial e, para isso, é importante que preste atenção naquilo que está escrevendo. Evite erros gramaticais e ortográficos e faça uma boa imagem para um recrutador. Atualmente as redes sociais tem ajudado e muito as pessoas que buscam emprego e, por isso, muitas empresas realizam este tipo de busca de seus possíveis funcionários. Fique atento a essas dicas e tenha cuidado com seu comportamento nas redes sociais, pois isso é determinante para sua vida profissional.




Veja também

Como escrever um e-mail corporativo?

5 ótimos passeios bate e volta saindo de Curitiba

Reserva online