Nem sempre é simples procurar novos ares, é preciso pensar muito bem antes de tomar uma decisão concreta

Quando o fim do ano se aproxima, sempre tentamos avaliar o que fizemos de bom, de ruim, o que podemos melhorar e o que gostaríamos de fazer diferente, não é mesmo?

Neste momento, é muito comum colocarmos em xeque a situação em que vivemos, afinal, quando um novo ano chega, sentimos que é a possibilidade que temos de procurar novos ares, principalmente no que diz respeito ao nosso ambiente profissional.

Entretanto, é preciso ter calma nessa hora, pois a decisão de mudar de emprego nem sempre é tão simples assim. Pensando nisso, separamos algumas dicas para lhe ajudar nesse momento.

O que avaliar:

Quais são suas motivações?

A primeira coisa a se fazer é considerar quais as reais motivações que lhe fazem fazer uma movimentação em sua vida profissional.

É preciso entender a posição em que você está na empresa atual, quais seus objetivos, projeto de carreira e sua motivação com o trabalho. Uma dica neste caso é avaliar se, na empresa atual, não há mais espaço para você crescer. Se realmente não houver, talvez a perspectiva de mudança seja boa.

O cenário econômico também deve ser avaliado

É muito importante entender se o cenário em que você está inserido, ou seja, seu segmento de trabalho, está com baixos ou altos investimentos na área.

Caso o cenário econômico não seja favorável, é melhor manter-se estável em seu emprego atual, pois as chances de conseguir algo melhor podem ser baixas.

Analise o salário e os benefícios

Esse é um ponto muito importante, pois, caso sua mudança esteja relacionado diretamente ao valor financeiro, é essencial atentar-se aos valores recebidos em um possível novo emprego. Uma proposta de trabalho costuma vale a pena se oferecer cerca de 30% de aumento na remuneração fixa do profissional.

Além disso, vale prestar atenção se a empresa pretendida possui outros benefícios como ticket alimentação e/ou refeição, plano de saúde e outros auxílios que podem variar de setor para setor.

A dica aqui é avaliar muito além do salário. Caso seu desejo seja crescer em uma empresa em potencial, um salário um pouco menor, desde que condizente com o mercado, pode não ser tão ruim.

Pesquisa sobre a cultura da organização

Mais um ponto importante para analisar em uma mudança de ares é pensar no ambiente da empresa. Não será benéfico para sua carreira mudar para um ambiente que não será propício para o seu desenvolvimento.

Dessa forma, caso esteja com uma proposta em mãos, procure pesquisar sobre a cultura da empresa e veja se ela é exatamente o que você está procurando.

Entendeu tudo o que você precisa avaliar antes de procurar novos ares no mundo profissional? Não se esqueça de pensar em todos esses tópicos e também na estabilidade financeira de toda sua família.




Veja também

Quais as comidas típicas de Cuiabá?

Como a inteligência artificial é utilizada para auxiliar no tráfego aéreo?

Reserva online