O desejo de ser dono do próprio negócio acaba esbarrando em algumas dúvidas. Afinal, o que fazer para tirar uma ideia do papel?

Todos nós já tivemos algumas ideias que julgamos ser incríveis, inovadoras e úteis no dia a dia. Porém, tirar essa ideia do papel e realizar um projeto definitivo não é tão simples e pode gerar algumas dúvidas.

O primeiro passo é rabiscar ideias em uma folha de papel ou no próprio computador, tentando entender a melhor forma de fazer com que essa ideia não fique no campo imaginário.

Tirando a ideia do papel

Você precisa ter algumas coisas em mente depois de ter rabiscado algumas coisas sobre sua ideia e seu projeto de negócio. Por isso, é preciso prestar atenção em algumas informações importantes.

Identifique possíveis interessados

Obviamente todo negócio possui um tipo de cliente específico, mas para a ideia dar certo é preciso fazer um breve levantamento de todos os possíveis consumidores que podem ser impactados com a sua ideia.

Isso garante que o projeto não fique estagnado e acabe não dando certo.

Prospecte os requisitos

Para que sua ideia saia do papel, é preciso levantar os requisitos necessários para que o projeto funcione. Pesquise muito bem o que cada parte irá exigir, seja material, pessoal e as autorizações e documentos necessários.

Trace uma meta inicial

Após escrever um pouco sobre seu projeto, entender os públicos e os requisitos necessários, você precisa estabelecer uma data para dar os passos seguintes. A primeira delas é o prazo máximo para a autorização do negócio sair.

Dessa forma, assim que tiver todas as autorizações em mãos, planeje metas mensais, coisas simples e fáceis para possibilitar uma engrenagem inicial ao seu negócio.

Planeje as atividades

A grande dica aqui é detalhar as atividades, definir a duração e indicar um responsável para iniciar, mediar e finalizar a atividade.

Aqui é importante prestar atenção ao tempo que leva para realizar a ação, os custos envolvidos na produção e o que precisa melhorar. No começo pode parecer algo até ilusório, mas com o tempo as estimativas passam a ser mais detalhadas.

Tenha um planejamento financeiro

Um dos passos fundamentais é ter um planejamento financeiro, visando gastar somente o necessário e de acordo com aquilo que está no orçamento.

Detalhar o orçamento e como ele será gasto com o tempo auxilia a evitar gastos desnecessários.

Estabeleça sempre um plano B

Em todas etapas que listamos até agora, você precisará listar tudo que pode dar errado e o que faria para solucionar, sem realizar uma mudança drástica no orçamento.

Dessa forma, você estará preparado para lidar com os possíveis problemas que encontrará no mercado futuramente, o que aumenta as chances do seu negócio ter sucesso.

E aí, já pode dar o start na sua ideia? Aproveite, 2019 está apenas no começo e essa pode ser sua oportunidade de mudar de vida.




Veja também

Como identificar câmeras ocultas em Airbnb?

Como programar uma viagem de moto?

Reserva online