Férias são muito legais, mas precisamos estar sempre preparados para o fim delas. Voltar à rotina depois da folga não é fácil. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para garantir que essa transição aconteça da forma mais natural possível. Veja como voltar para a rotina sem traumas:

Volte um dia antes do previsto

Quando estamos viajando, queremos aproveitar até o último segundo para conhecer novos lugares ou relaxar na beira da praia. Porém, tirar um dia do descanso para retornar antes à rotina pode fazer toda a diferença. Com esse tempinho extra, você pode desfazer sua mala com tranquilidade, colocar a casa em ordem e se preparar para o retorno ao trabalho.

Resolva pendências atrasadas antes de começar novos projetos

É comum que as coisas se acumulem no trabalho e nos estudos durante o período de folga. Por isso, a primeira coisa a se fazer no seu retorno é resolver aquilo que ficou pendentes antes de começar a fazer coisas novas. Faça isso nos primeiros dias depois do retorno. Dessa forma, você evita aquela sensação de acúmulo e pressão de coisas e mais coisas para fazer.

Não tente fazer tudo de uma vez

Com a urgência do nosso dia a dia, é comum que a volta de uma viagem seja sinônimo de acúmulo de tarefas. Mesmo assim, a pior coisa a se fazer é se desesperar e tentar fazer tudo de uma vez. É importante focar e resolver suas pendências nesse momento para ter um ano tranquilo, mas, ao mesmo tempo, respeitar os limites do seu corpo e da sua mente. 

Limpe sua caixa de e-mails

Para conseguir se reorganizar depois das viagens, uma das coisas mais essenciais é deixar sua caixa de e-mails organizada e limpa. Determine a prioridade dos e-mails recebidas durante a folga, jogue o lixo na lixeira e resolva as urgências. Só assim você conseguirá se organizar para voltar a seu ritmo normal. 

Faça uma lista de prioridades

Se as coisas se acumularam, o jeito para resolver é definir prioridades e trabalhar naquilo que é mais urgente. Caso perceba que está muito sobrecarregado, não tenho medo nem vergonha de pedir ajuda aos colegas – você também estará por eles quando eles precisarem, afinal de contas.

 

Seguindo esses passos, a volta para a rotina será muito mais tranquila e você conseguirá voltar aos seus afazeres diários – até a próxima viagem!




Veja também

Viagens curtas de carro são opção durante a pandemia

Home office está surpreendendo os empresários

Reserva online