A criptomoeda mais famosa do mundo possui uma história curiosa. Veja algumas peculiaridades sobre o Bitcoin aqui no Blog do Deville

Já faz algum tempo que o Bitcoin deixou de ser uma novidade e passou a ser assunto sério entre investidores. Afinal de contas, a moeda virtual mais famosa do mundo já completou 10 anos. Nessa lista estão três curiosidades sobre o Bitcoin para você conhecer um pouco mais sobre a tão falada “moeda do futuro”:

3. Duas pizzas

A história da primeira transação feita com Bitcoins é famosa: em 2010, um programador utilizou a moeda para comprar duas pizzas. Como o valor dela em dinheiro real era extremamente baixo, ele teve que pagar 10 mil Bitcoins. Hoje, cada Bitcoin está valendo mais de 10 mil dólares, o que faz com que, caso essa transação fosse feita agora, cada pizza saísse por cerca de 50 milhões de dólares. 

2. Ninguém sabe, ninguém viu

A curiosidade mais estranha sobre o Bitcoin é que ninguém nunca viu seu criador, o desenvolvedor Satoshi Nakamoto. Em 2008, ele publicou o estudo que deu origem à criptomoeda, mas até hoje nunca apareceu em público. As teorias afirmam que esse pode ser só um pseudônimo de uma ou mais pessoas responsáveis pela criação. Reportagens já anunciaram a descoberta da verdadeira identidade do criador do Bitcoin, rumores já disseram que ele seria alguma pessoa famosa, como Elon Musk, mas até hoje nada foi provado.

1. Limites

Apenas 21 milhões de Bitcoins podem ser produzidos, de acordo com as diretrizes estabelecidas na criação da moeda – o que significa que eles devem deixar de ser “minerados” no ano de 2140. Este limite faz com que a inflação do bitcoin seja controlada, ao contrário de moedas como o Real, que podem ser criadas indefinidamente pelos governos, gerando inflação. 

Isso não significa que a moeda em si tem um limite – ela é dividida por até mais de 100 milhões (diferente do Real, por exemplo, que é dividido por 100 e tem sua menor fração no centavo). A menor fração de Bitcoin, o Satoshi (em homenagem ao seu criador) vale 0,00000001 Bitcoins, o que torna possível ter várias frações da moeda.




Veja também

Tarifa Especial: Deville Business Curitiba

Saiba como guardar dinheiro em três passos simples

Reserva online